top of page
  • Wix Facebook page

Orxestra Pitagórica

Fundada em 1981

As músicas da Orxestra Pitagórica são covers de outras com letras a satirizar aspetos da vida Académica e Política portuguesa.
Datam do final do século passado as primeiras atuações da Orxestra Pitagórica. Em 1981, pouco depois da fundação da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, ressurge com o objetivo primordial de preencher uma lacuna muito grave em termos académicos – o de não haver ninguém capaz de dizer coisas sérias a rir, o que equivale a dizer que a irreverência académica já não se manifestava genuinamente, que o estudante havia esquecido o que de mais sério há: a alegria e o espírito académico. Assim, para o Sarau da Queima das Fitas de 1981, organizou-se a Orxestra Pitagórica retomando o agrupamento em tempos existido no seio da Academia.

A Orxestra Pitagórica é dotada de instrumentos sérios como guitarra, baixo, bateria ou órgão, e de instrumentos seríssimos como sanitas, sinais de trânsito, cântaros, e afins.

A Orxestra Pitagórica lançou ao público o seu repertório cénico e musical de cariz vincadamente satírico e popular, dando o toque estudantil a algumas pitorescas músicas que popularmente são entoadas por esse Portugal além.

Ensaios

3ª feira e 5ª feira

21h30



Sala Tó Nogueira da Secção de Fado

da Associação Académica de Coimbra 

(por baixo da Sala de Estudo)

bottom of page